SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

Ao conferir o FCONT 2011, percebemos que o ativo e passivo não batem. No FCONT 2010 referente ao ano de 2009  não havia lançamento do tipo "EF" para encerrar o saldo fiscal das contas de resultado.

Dessa forma o saldo na conta de Lucros/Prejuízos acumulados em 2009 ficou com os efeitos dos ajustes de IFRS e deveria refletir o saldo sem o efeito destes ajustes. Ao somar os ativos e passivos, a diferença entre ambos é o resultados dos expurgos de 2009.

Para acertar 2009 precisaria fazer um lançamento na conta de Lucros/Prejuízos acumulados, porém a contrapartida seria a conta de despesas dos ajustes, só que esse procedimento gera valor nas contas de ajuste IFRS no resultado. Isso aumentaria meu resultado contábil.

Como posso corrigir este problema? Não retifico 2009 e entrego 2010 com o ativo e passico do balanço fiscal sem  baterem?

contábeis para que seja possível levantar o balanço patrimonial fiscal após o encerramento do exercício.

Tags: Balanço FCONT

Exibições: 874

Responder esta

Respostas a este tópico

Estou com o mesmo problema aqui. Meu e-mail é ailton.bercocano@altoalegre.com.br. Poderiamos trocar informações?

Sim, claro.

Já pensei em todas as possibilidades e não consigo chegar a uma solução. Apenas concluo que é uma falha no FCONT 2010, em não apurar o resutado fiscal, mas como corrigir? Será que a RFB se atentou a isso?

tb tenho a mesma duvida..quando alguem tv algum retorno por gentileza...aguardo

Fiz uma consulta no site da Receita, se a resposta sair antes do dia 30 eu comunico. Se alguém tiver uma solução antes eu tb agradeço.

ja fiz esta questao na receita, site sped-fale conosco...eles retornaram para começar com os saldos iniciais corretos em 2010, pois o sistema nao fará verificacao com os saldos de 2009.

Eu fiz o seguinte (não sei se é correto, mas ...)

No ano de 2008 e 2009 o Fcont não fornecia o encerramento
das contas fiscais (Lançamento EF). Consequentemente o resultado fiscal
(Patrimônio Líquido Fiscal) ficou sem os ajustes.

Não sei a alternativa para resolver 2008 e 2009.

Nós fizemos o seguinte: somamos os resultados fiscais
obtidos em 2008 e 2009 e acertamos o saldo anterior da conta de lucros
acumulados no registro M025 (ano calendário 2010). Assim os saldos das contas patrimoniais “bateram”.

Grande abraço,

Cesar Del Rio

Valeu pessoal, ajudou muito.

Abraços,

O ano de 2011 será o 'ano zero':

VI – Recuperação de saldos local
O sistema, atualmente, não permite a recuperação de saldos na máquina do contribuinte. Com isso, os saldos das contas devem ser recuperados de nossos servidores.
A ideia da recuperação de saldos na máquina do contribuinte é permitir recuperar os saldos a partir de uma cópia da FCONT do ano-calendário anterior transmitida, sem recorrer a uma conexão com os servidores da Receita Federal.
Concomitantemente, criou-se o conceito de ano zero. Assim, em 2011 (ano zero) será permitido ao contribuinte alterar os saldos recuperados e fazer as correções devidas. O sistema emitirá um alerta ao contribuinte informando que saldos de anos anteriores foram alterados e, partir de 2012, esse alerta se transformará em erro.
Também será permitido o preenchimento de saldos iniciais, caso o contribuinte não tenha feito a entrega de FCONT anterior.
http://www1.receita.fazenda.gov.br/faq/fcont.htm - Pergunta 11

Cesar Del Rio disse:

Eu fiz o seguinte (não sei se é correto, mas ...)

No ano de 2008 e 2009 o Fcont não fornecia o encerramento
das contas fiscais (Lançamento EF). Consequentemente o resultado fiscal
(Patrimônio Líquido Fiscal) ficou sem os ajustes.

Não sei a alternativa para resolver 2008 e 2009.

Nós fizemos o seguinte: somamos os resultados fiscais
obtidos em 2008 e 2009 e acertamos o saldo anterior da conta de lucros
acumulados no registro M025 (ano calendário 2010). Assim os saldos das contas patrimoniais “bateram”.

Grande abraço,

Cesar Del Rio

Responder à discussão

RSS