SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

Bom dia.

Estou com um problema ao validar o SPED Fiscal...

tenho uma nfe de entrada com o CFOP 6912 ai me retorna um erro (CFOP inválido. Utilizar CFOP com primeiro caracter = 1, 2 ou 3, quando for operação de entrada, e CFOP com primeiro caracter = 5, 6 ou 7, quando for operação de saída.) 

como lidar com essa situação?

Exibições: 2608

Responder esta

Respostas a este tópico

CFOP do documento de entrada precisa ser interpretado para entrada no seu sistema. Não é correto, simplesmente, copiar o CFOP do documento fiscal que vem do fornecedor. Exemplo: fornecedor vende itens de sua produção, emitindo NF com CFOP = 5101. Quando você for entrar com esta NF no seu sistema, ela deverá ter seu CFOP "interpretado" e convertido para 1101 que é o equivalente para documentar a operação de entrada. No caso de receber NF com CFOP 6912, na entrada, você deverá converter para 2912.

Analisando as descrições dos códigos, você entenderá o porquê de fazer isto:

CFOP 2912 = Entrada de mercadoria ou bem recebido para demonstração (QUEM COMPRA/RECEBE USA ESTE!)

CFOP 6912 = Remessa de mercadoria ou bem para demonstração (QUEM VENDE/REMETE USA ESTE!)

Veja, o CFOP 6.912 representa operações com saídas de mercadorias, onde o primeiro dígito do CFOP define se é entrada ou saída, onde 5 / 6 e 7 é utilizado para saídas e 1 / 2 e 3 para entradas. Logo na entrada de mercadoria recebida em bonificação, você dará entrada no livro registro de entradas no CFOP 2.912 porque é mercadoria oriunda de fora do Estado. No retorno você informará o CFOP 6.913, quando da saída.

Responder à discussão

RSS