SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

Boa Tarde,
Estou lendo a legislação e as discussões aqui no blog e não encontro uma resposta específica para minha dúvida.
Um cliente informa q deve entregar as seguintes escriturações:
R = Livro Diário com Escrituração Resumida (com escrituração auxiliar);
A = Livro Diário Auxiliar ao Diário com Escrituração Resumida;
B = Livros Balancetes Diários e Balanços.
Pesquisei no sítio do Sped e vi que havia um arquivo exemplo para cada tipo de escrituação.
Verifiquei no layout do arquivo que para o registro I010 a ocorrência é um por arquivo, desta forma pergunto como é tratada esta situação?

Att.
Célia

Exibições: 22

Responder esta

Respostas a este tópico

Célia,

Considerando o comentário do fisco sobre o livro " B":

B - Livro Balancetes Diários e Balanços
Somente o Banco Central regulamentou a utilização deste livro e, via de regra, só é encontrado em instituições financeiras. O Sped não obsta a utilização concomitante do livro "Balancetes Diários e Balanços" e de livros auxiliares

e, considerando o comentário do registro I012, não haverá problema algum:

segue o comentário:

Ocorrência : - Um por arquivo, quando campo 02 do registro I010 = “A”, ou “Z”;

- Vários por arquivo, quando campo 02 do registro I010 = “R”, “B” (somente se existirem livros auxiliares)

Campos 02 e 03 – Quando campo 02 do registro I010 = “R”, “B” (somente se existirem livros auxiliares), preencher com os dados dos livros auxiliares (“A” ou “Z”); Quando campo 02 do registro I010 = “A” ou “Z”, preencher com os dados do livro com escrituração resumida (“R”) ou livro balancetes diário (“B”), conforme o caso.

Campo 05: preencher somente quando campo 02 do registro I010 - IND_ESC = “R”, “B” (somente se existirem livros auxiliares).

abraços
Olá, fiz uma pesquisa acerca desse assunto também e a minha conclusão é a seguinte:
B - somente Instituições Financeiras e equiparadas cf norma do BACEN
R - livro resumido
Quem optar por enviar o R, livro resumido, obrigatoriamente deverá entregar o livro A ou o Z, livro Auxiliar ou Razão Auxiliar respectivamente.
Não tem como entregar o B e o R.
E o livro G, seria o mais abrangente, com mais informações, também só se entrega o G, sem o B ou R ou A ou Z.
Analisei melhor as informações do blog e do site do Sped mas ainda continuo com dúvidas ... se o cliente deve entregar o R e mais dois auxiliares (clientes e fornecedores) então deverá entregar três arquivos. Pelo que entendi também tem uma ordem na validação dos arquivos para a geração do código hash ou seja primeiro eu validaria os auxiliares para depois usar o código hash no arquivo tipo R, é isso? Algém pode ajudar?
Celia,

Meu entendimento é o seguinte (e estou fazendo assim no meu cliente, que tem a mesma situação que o seu):

Se o seu cliente é obrigado a enviar o livro R e mais dois auxiliares (clientes e fornecedores) então deverá entregar três arquivos (com todos os lançamentos do ano de 2008). Um diário auxiliar de clientes + diário auxiliar de fornecedores + Livro com a escrituração resumida: R. Primeiro você gera o txt dos livros auxiliares, valida e gera um hash code. Depois, quando você gerar o livro R, utiliza o hash code gerado na transmissão dos diários auxiliares para fazer o link com o livro resumido R.

Espero ter ajudado!
Achou muito Silvia, obrigado!

Silvia Leticia Arend disse:
Celia,

Meu entendimento é o seguinte (e estou fazendo assim no meu cliente, que tem a mesma situação que o seu):

Se o seu cliente é obrigado a enviar o livro R e mais dois auxiliares (clientes e fornecedores) então deverá entregar três arquivos (com todos os lançamentos do ano de 2008). Um diário auxiliar de clientes + diário auxiliar de fornecedores + Livro com a escrituração resumida: R. Primeiro você gera o txt dos livros auxiliares, valida e gera um hash code. Depois, quando você gerar o livro R, utiliza o hash code gerado na transmissão dos diários auxiliares para fazer o link com o livro resumido R.

Espero ter ajudado!

Responder à discussão

RSS

PESQUISA ESTADÃO

Membros

© 2012   Criado por Aliz Inteligência Sustentável.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço