SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

Boa tarde a todos !!

Estou realizando o FCONT 2012, onde gerou algumas ocorrências conforme abaixo:

a conta referencial 2.07.04.03.00 foi extinta !!  a conta referencial 1.01.05.05.03 foi extinta !!

Conta referencial extinta e não possui saldo final igual a zero no período de apuração referente a extinção

Alguém saberia me dizer o que esta acontecendo uma vez que no plano referencial estas contas não tem prazo de validade ,

A não ser que irá mudar ou mudou, porem não encontrei uma nova publicação do referencial 2012.

Fico no aguardo !!

Obrigado !!

Exibições: 17465

Responder esta

Respostas a este tópico

João, Boa tarde...

Tmbem tive este mesmo erro, e vi aqui no fórum, resposta do Thiago Arantes a seguir:

"

No plano de contas referencial, conforme ADE COFIS 31/2011, esta conta era válida somente até o dia 01/01/2011, portanto, não é possível utilizá-la para ter saldo em 31/12/2011, ok?

Esta conta foi segregada nas seguintes contas:

2.01.01.05.01 PIS a Recolher

2.01.01.05.02 COFINS a Recolher"

Desculpe Joao, é q o meu caso era pis e cofins a recolher, e só agora percebi q  no seu era a recuperar. Agora, a de reserva de lucros - cod 2.07.04.03.00, joguei p/  o código 2.07.04.05.00 - outras reservas, e validou.

Olá João

Também estou com o mesmo problema seu, sem solução!

Abç

Pessoal,

No Fcont 2012 há um novo plano de contas referencial onde há novas contas para reserva de lucros, PIS a recolher, COFINS a recolher (agora há uma conta para cada tributo) e algumas novas contas relativas aos PIS e COFINS a recuperar, cada tributo com as suas contas. Até a resposta da Receita refere-se a isto na frase: "Utilize o plano de conta do PVA do Fcont."

O FCONT pode até validar o arquivo, mas pode ser que depois hajam questionamentos por parte da RFB por contas classificadas erradamente ou até por transferências realizadas no lugar de se fazer o de-para adequadamente. Para o FCONT o plano de contas de-para é obrigatório e ele deve estar adequado.

Cuidado pessoal!

Abraços!

João,

Faço minhas as palavras do Jorge Campos quando ele citou:

"Aline e João, 

Vcs têm situações distintas, uma coisa é uma alteração/adequação no plano de contas ( reclassificação), para isso vc precisa transferir os saldos das contas antigas, por isso, foram criados os lançamentos TF e TR. Outra coisa é a atualização do plano de contas no padrão da RFB, neste último caso, a TI pode resolver a questão."

Neste caso eu entendo que se façam duas etapas:

1. Para o ECD (SPED) usar o plano de contas referencial antigo para manter o DE-PARA como estava para o SPED. Aqui só se trabalhará para o SPED.

2. Para o FCONT, deve-se fazer um trabalho de adequação de plano de contas no padrão RFB novo (o do FCONT), ou seja, o 3.0.

Observe que você tem que ter dois DE-PARA: um para o SPED e outro para o FCONT.

Não custa relembrar: não vejo como fazer lançamentos no I200 para este trabalho. I200 é só para o ajuste entre societário e fiscal.

Peço a qualquer um que lê esta resposta que me corrija se eu estiver errado, porque confesso que quando saiu o FCONT 5.0 eu fiquei muito confuso com a existência de dois DE-PARA.

Abraços!

Alguem sabe efetuar estes lançamentos de transferencia de saldos de forma que só transfira o saldo da conta referencial antiga para a nova? tentei efetuar o lançamento dentro do programa mas ele faz o lançamento nas contas contábeis e não somente na referencial, porém a conta contábil continua a mesma.

Obrigada.

João, para gerar o FCONT, teria alguma guia a ser paga ? 
Porque me informaram que teria que gerar uma guia para poder transmitir.

Se tiver, poderia me informar o n° do ato, valor e onde eu gero essa guia ?

Fico no aguardo.

Bom dia...

Meu arquivo do FCONT2012 foi validado com sucesso, porém possue algumas advertências que diz:

A NATUREZA DA CONTA REFERENCIAL UTILIZADA É DIFERENTE DA NATUREZA DA CONTA CONTÁBIL DO REGISTRO I050.

APURAÇÃO DE EXERCICIO - 2.07.07.01.00

Posso desconsiderar essas advertências???????????????????

OI João consegui resolver essa questão do erro no FCONT das contas referencial 2.07.04.03.00 e 1.01.05.05.03?

Solange

Emmanuelle

Segundo resposta dada pelo Sr. Marcio tonelli, o seu caso deve se enquadrar no que ele falou, segue resposta:

"Diz a RFB que o plano de contas não foi atualizado na ECD (e no FCont, sim). Como na ECD a informação é facultativa (e só dá advertência) e no FCont é obrigatória, temos recomendado a utilização do plano atualizado nos dois arquivos (ou seja, o plano do FCont), para manter a coerência entre as informações."

Olá Caros colegas,

estou tentando também validar FCONT 2012 ainda não consegui, pois está com erro nessa conta 2.07.04.03.00 Reservas de Lucros que foi extinta, e acompanhando os post anteriores vejo que devo procurar em tabelas externas do FCONT, mas procuro nas tabelas externas e não encontro qual referencial devo usar...

se alguém puder me ajudar...

att,

Danilo..

Bom dia João

Conversando com o responsável pelo sistema da empresa onde trabalho ele me instruiu a fazer o seguinte procedimento para obter o plano referencial do FCONT:

* Meu Computador
* Unidade C
* Arquivos de Programa
* Programas_SPED
* SPED Fcont 2012
* Tabelas externas
* Contasref-SRF

o Material esta em TXT, após isso é só seleciona-lo e jogar no execel fazer o procedimento de:

* Selecione a primeira coluna
* DADOS
* Texto para coluna... ; Avançar
* Delimitados ; Avançar
* Ponto e Vírgulas ; CONCLUIR

Responder à discussão

RSS