SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

Existe alguma pessoa realizando, ou conseguindo realizar plenamente a "Qualificação Cadastral"?

Exibições: 1909

Responder esta

Respostas a este tópico

tem um arquivo em pdf, li mas não compreendi. rsrs,

alguém pode me explicar melhor como vai funcionar?

obrigado!

Então JMeireles, 

Você deverá montar um arquivo em txt com seus empregados de acordo com esse formato.

Depois enviar para o governo que vai te devolver de acordo com o leiaute que eles disseram ali, com os códigos de erro.

então por exemplo se vc tem dois funcionários, de acordo com o leiaute, mandaria:

32283644291;18000474420;-----------nome do empregado1--------;13011974
34879579149;11816788893;-----------nome do empregado2--------;28091986

e eles te devolve:

32283644291;18000474420;---nome do empregado1----;13011974;0;0;0;0;0;1;0;0;0;0;0;0;0;0;0;1;2
34879579149;11816788893;---nome do empregado2----;28091986;0;0;0;0;0;0;0;1;0;0;0;1;0;0;0;1;3

Observe que os ultimos números representam cada erro possível de acordo com a ordem do que está errado e o ultimo digito em si significa o que é pra fazer (a orientação)

então nos dois exemplos acima:

2 ->Atualizar o Cadastro NIS em uma agência da CAIXA;
e 3 ->Atualizar o Cadastro NIS em

entendeu mais ou menos?

Será que terei que mandar nesta qualificação cadastral inclusive os autônomos ?

Ola Everton,

Ao que tudo indica sim, pois no evento remuneração, quando você mandar a remuneração do autônomo você vai mandar o cpf e o pis, e preencher a parte adicional das informações com nome e data de nascimento. Foi mencionado que essas informações seriam validadas na base do CNIS, portanto se houver erro não será encontrada a pessoa e consequentemente não será possível efetuar o envio da remuneração.

Pelo menos esse foi nosso entendimento.

Espero ter ajudado!

Everton Weyand disse:

Oi Sueli,

Eu entendo que para os autônomos não precisa fazer a qualificação, pois eles não são gerados no arquivo de admissão nem trabalhador sem vínculo. No arquivo de remuneração eles são identificados separadamente nos campos 31 a 33 (nome, data de nascimento e CBO).

Sueli Ishimatsu Sugiura disse:

Ola Everton,

Ao que tudo indica sim, pois no evento remuneração, quando você mandar a remuneração do autônomo você vai mandar o cpf e o pis, e preencher a parte adicional das informações com nome e data de nascimento. Foi mencionado que essas informações seriam validadas na base do CNIS, portanto se houver erro não será encontrada a pessoa e consequentemente não será possível efetuar o envio da remuneração.

Espero ter ajudado!

Everton Weyand disse:

Ola Luzita,

Mas no evento de remuneração também será verificada a base do CNIS, se não existir dará erro correto? E acreditamos que necessita ser informado o nome e a data de nascimento nos campos adicionais, justamente para ser feita a validação.

Mas pode ser que nossa interpretação tenha sido equivocada.

att.

Luzita Celia Backa disse:

Oi Sueli,

Eu entendo que para os autônomos não precisa fazer a qualificação, pois eles não são gerados no arquivo de admissão nem trabalhador sem vínculo. No arquivo de remuneração eles são identificados separadamente nos campos 31 a 33 (nome, data de nascimento e CBO).

Ola Everton,

Espero ter ajudado!

Everton Weyand disse:

Então...

Pelo que entendi, os autônomos não serão gerados nos campos 18 e 19 do arquivo de remuneração e sim nos campos 31 a 33.

Mas, é um entendimento, não tenho certeza.

Ola Luzita,

Mas no evento de remuneração também será verificada a base do CNIS, se não existir dará erro correto? E acreditamos que necessita ser informado o nome e a data de nascimento nos campos adicionais, justamente para ser feita a validação.

Mas pode ser que nossa interpretação tenha sido equivocada.

att.

Luzita Celia Backa disse:

Oi Sueli,

Ola Everton,

Espero ter ajudado!

Everton Weyand disse:

Bom dia !!

Só consigo acessar pelo Google Crome, internet explorer nem pensar.

Tenho conseguido assim.

Fabiola.

Olá, de fato ainda não temos onde buscar socorro, entretanto, percebi que para descobrir exatamente quem é o funcionário que está causando o erro, pois, não é erro do sistema em si, mas sim, um funcionário que apresenta algum problema ou na receita federal ou no INSS, pois, fui por tentativa e erro excluíndo até conseguir descobrir quem é que impede a consulta dos 10 nomes....

Eu consegui fazer 2150 consultas em 3 DIAS, daí aparece a novidade do nome que também deve ser incluído.

Penso como será complicado colocarmos todos os funcionários que apresentam problemas na rua para correção. E qual o documento que vai garantir essa correção. Teremos que refazer a consulta para todos os funcionários que apresentarem problemas e forem orientados a corrigirem ora na Caixa, ora no Banco do Brasil, ora no INSS...

Eles certamente não terão estrutura física para receber todos esses trabalhadores. Não sei se sabe, mas hoje é cobrado R$ 5,70 para correção de dados no CPF.

J Meireles disse:

Gente, ajuda ai, ta dando erro novamente e pede pra entrar em contato, mas onde eu entro em contato, qual órgão, qual telefone? não sei onde buscar socorro.

Bom dia Pessoal,

obrigado Sueli Ishimatsu , me esclareceu bastante,

mas agora surgiu uma outra dúvida, eu já havia informado todos os meus funcionários, até percebi isso também que a Vera Lucia citou logo acima, tive de mandar um a um para saber os funcionários que estavam dando erro, e assim nao afetar os demais..., bom, mas voltando, conforme voce disse Sueli, no formato que deve ser mandado consta nome do funcionário, como eu ja havia enviado so com os dados solicitados (cpf, pis e data nasc.), eu teria de enviar novamente para atender ao que se pede no leiaute??

Ola JMeireles,

Em relação a isso confesso não ter certeza absoluta pra te responder. Mas com base no manual é dito:

Os trabalhadores, por sua vez, terão como identificadores obrigatórios, o CPF e o NIS (NIT, PIS
ou PASEP). O par “CPF x NIS” deverá estar consistente com o CNIS – Cadastro Nacional de
Informações Sociais e será validado no ato da transmissão. Sua inconsistência gerará recusa no
recebimento da informação.
Os empregadores deverão dar atenção especial às informações cadastrais de seus trabalhadores,
certificando-se de sua consistência com o CNIS e, se necessário, proceder a regularização das
inconsistências antes da data de entrada em vigor do eSocial.

Segundo o manual se o par CPF x PIS deve estar consistente, então se houver inconsistência com essa base do CNIS, será validado no ato da transmissão e gerará recusa.

Mas no parágrafo seguinte ele menciona também sobre às informações cadastrais, como essa base também gera erro se o nome estiver incorreto, gerará uma inconsistência o que barrará a transmissão também.

Assim, no nosso entendimento, o nome também será validado.

Infelizmente acredito que terá de fazer as validações novamente.

att.

Responder à discussão

RSS