SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

Registros 1100/1500 - CONTROLE DE CRÉDITOS FISCAIS – PIS/COFINS

Bom dia senhores, estou com a seguinte dúvida:

Tenho saldo credor de pis/cofins referente ao período de apuração anterior, e neste mês de janeiro também terei saldo credor, pois não tivemos saídas. Como informar essas informações nos registros 1100/1500? Já vi em outros fóruns que neste registro informamos tanto os créditos de periodos anteriores, como do atual periodo, mas não encontrei nenhum campo com relação aos creditos do periodo atual. Alguém poderia me ajudar com um exemplo de como montar?

Exibições: 3208

Responder esta

Respostas a este tópico

Só para esclarecer, tenho saldo credor do periodo de dez/11, e estou validando o arquivo referente ao mês de janeiro/12, que tambem terei saldo credor.

Jorge Campos, poderia me ajudar neste caso?

Itamar,

Estes dois registros (1100/1500) têm causado boas e longas discussões aqui na empresa. O texto do guia prático não é muito claro e, por isso, gera entendimentos diferentes. Na minha opinião, eles só devem ser utilizados para CONTROLE de saldos existentes (tanto do mês em execução quanto dos anteriores). Alguns comentários citam a necessidade de gerar esses registros para o próprio mês em execução, mas isso só duplica informações que já existem no bloco M (M100/500), sem falar que, como você mesmo disse, não há campos para informação dos créditos do período atual. A utilização dos saldos positivos do mês em execução serão CONTROLADOS em meses posteriores por meio do 1100/1500.

Ex.: tenho saldos de pis de três meses (que têm que ficar assim, segregados por mês)

jan = 1000,00     fev =  500,00     mar =  600,00

Em abril, preciso utilizar 200,00 e vou sacar isso do saldo de janeiro

O registro 1100 do arquivo da EFD de abril ficaria assim

campo 02 = janeiro/2012

campo 06 = total apurado em janeiro  (exemplo para fechar os valores)     10.000,00

campo 09 = total utilizado em janeiro  (exemplo para fechar os valores)       9.000,00

campo 12 = saldo disponível de janeiro                                                     1.000,00

campo 13 = valor a ser utilizado para desconto em abril                                200,00

campo 18 = saldo disponível (de janeiro) para utilização futura                      800,00

Se eu precisar utilizar 500,00 desse saldo de janeiro em meses posteriores a abril, julho por exemplo:

O registro 1100 do arquivo da EFD de julho ficaria assim

campo 02 = janeiro/2012

campo 06 = total apurado em janeiro                                                      10.000,00

campo 09 = total utilizado em janeiro e MESES POSTERIORES                     9.200,00

campo 12 = saldo disponível de janeiro                                                        800,00

campo 13 = valor a ser utilizado para desconto em julho                                500,00

campo 18 = saldo disponível (de janeiro) para utilização futura                       300,00

Esse é meu entendimento de utlização dos 1100/1500: controlar, não meramente informar.

Espero ter ajudado.

Forte abraço.

O importante é saber, que os crédito mensais anteriores que sobraram, nunca se misturam,

não há o conceito de Saldo credor:

SPED: EFD PIS/COFINS: Saldos Mensais

Dicas práticas para escrituração fiscal digital do PIS e da COFINS (SPED EFD-Pis/Cofins). Por Jonathan Oliveira, Supervisor da Receita Federal para "EFD-PIS/COFINS"

http://www.youtube.com/watch?v=P2vTSCktRS8

Conforme, esta no video do Por  Jonathan Oliveira, Supervisor da Receita Federal em resposta as informações dos créditos.

Entendemos que deverá ser informado os créditos apurados em cada periodo, um registro 1100 e 1500 para cada mês. Correto?

Exemplo: créditos apurados

out/2011 - 6.000,00

nov/2011 - 14.000,00

dez/2011- 15.000,00

Em relação a declaração:

Em  jan/2012 apurou débito de imposto de R$ 3.000,00 e crédito de impostos 5.000,00.

Devido aos saldos anteriores, irei utilizar parte do saldo de out/2011.

Dúvida: devo informar novamente na declaração de  fev/2012 os créditos de out/2011 - 3.000,00,  nov/2011 - 14.000,00 e dez/2011- 15.000,00 mesmo não utilizando os valores de crédito disponiveis? Ou devo informar somente o periodo de utilização do credito na declaração.

Prezados,

Em relação aos registros 1100/1500 creio que devemos fazer como na DACON, informar mensalmente os saldos apurados e não utilizados, como estão procedendo?

Silvano

Prezados,

Postei um questionamento incorreto, a minha dúvida é outra:

Existe a ficha, 26A na DACON sobre saldo de créditos não utilizados e transferidos por sucedidas, que devem ser informados mensalmente, saberiam dizer se devo informá-los nos registros 1100/1500 da EFD mensalmente também?

Grato,

Silvano

SILVANO RODRIGUES DOS SANTOS disse:

Prezados,

Em relação aos registros 1100/1500 creio que devemos fazer como na DACON, informar mensalmente os saldos apurados e não utilizados, como estão procedendo?

Silvano

Responder à discussão

RSS