Bom dia a todos,
alguém me poderia passar o estudo dirigido do EFD SPED CIAP na íntegra?
Obrigado,
Emerson
Tags:
Permalink Respondida por Marli em 7 janeiro 2011 at 14:18
Olá Ericke,
Os componentes precisam ter um código de bem no controle patrimonial.
Para alguns detalhes, sugiro os posts:
http://www.spedbrasil.net/forum/topics/duvida-registro-0300-bloco-g
http://www.spedbrasil.net/forum/topics/registro-g110-campos-06-e-07
Após a leitura do estudo dirigido, fiquei com a seguinte dúvida: Os componentes de imobilizações em andamento não precisam ter um código de bem no controle patrimonial? Se for realmente isso, qual código devo informar no campo 02 do Registro G125?
Marli, tudo bem?
Existe uma situação que ocorre na empresa onde trabalho , em relação ao saldo remanescente de 31-12-10, que é a contabilidade alegando que não tem como me informar a vida útil remanescente do bem pois o mesmo (adquirido em 2007) está contabilizado em conta de Obra e esta conta eles não tem como me informar isto.
Porém para o controle antigo de ICMS do CIAP o bem é de uso do processo produtivo e tomamos o crédito desde então.
Como eu poderia resolver isto em relação ao fator vida útil remanescente do bem ?
Desde já grato pela ajuda!
Daniel Antonio Silva
Permalink Respondida por Marli em 26 julho 2011 at 11:10
Olá Daniel,
A primeira providência é verificar se o Estado em que se situa a empresa permite que sejam aproveitados créditos de ICMS sobre bens em construção ou montagem. Em SP, por exemplo, você pode começar a apropriar os créditos apenas a partir do momento em que o bem é concluído e está pronto para uso.
De qualquer forma, se a empresa está construíndo ou montando um bem é porque tem um projeto e pretende utilizar este bem em algum processo produtivo. Portanto, certamente já tem uma idéia da vida útil deste bem. Até porque quando o bem estiver pronto, deverá iniciar a depreciação e se enquadrar (fiscalmente) em uma das taxas de depreciação (vida útil) permitidas pela RFB para IRPJ. Uma alternativa é verificar qual será a conta em que este bem será classificado quando estiver concluído e qual a vida útil dos bens desta conta.
Bem-vindo a
SPED Brasil
© 2012 Criado por Aliz Inteligência Sustentável.
Ativado por