SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

Olá,sou assistente contabil e estudante de contabilidade 1ºano.aqui no escritorio em que trabalho não estou conseguindo configurar o de/para do plano referencial sped.Meu chefe q é contador disse que eu tenho que me virar para fazer isto.

alguem pode me ajudar, ou mesmo indicar um profissional da area pra fazer este tipo de serviço?

Exibições: 184

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Roberto!

Passei por isso tbem e hj já posso ajudar aos colegas.
Qual sistema vc trabalha?
o sistema é o contmatic phoenix

Liege Fuchs disse:
Olá Roberto!

Passei por isso tbem e hj já posso ajudar aos colegas.
Qual sistema vc trabalha?
Roberto e Demiraldo,

À partir da próxima versão do PVA do SPED o DE / PARA do plano referencial será obrigatório, inclusive para geração do FCONT (o qual pode ser parametrizado manualmente) facilita bastante.

Dependendo do sistema com o qual vocês trabalham este DE / PARA poderá ser efetuado dentro do próprio sistema ou importado por meio de um arquivo CSV.

Recomendo que se faça um DE / PARA em uma planilha de Excel (que no mínimo servirá como papel de trabalho) e entre em contato com o desenvolvedor do seu sistema para verificar um meio de converter este DE / PARA ao seu banco de dados do sistema.

Quanto a geração do arquivo em si por desenvolvedores de software eu tenho um resumo dos registros que deve ajudar.

Me passe o seu e-mail que eu te encaminho, inclusive com as análises efetuadas pelo PVA da RFB.

Qualquer dúvida entrem em contato:

Ronaldo

ronaldobmenezes@bol.com.br
Caro Roberto,

Postei sua dúvida em um outro grupo que participo - mas sobre Contabilidade - e a resposta mais satisfatória que tive foi a abaixo. Por se tratar de software específico (que não é o objetivo desse Blog), creio que vai te ajudar um pouco.

------------------------------
Atenciosamente,
Geraldo Nunes
Belo Horizonte/MG

"A Contmatic possui cursos gratuitos para quem é assinante de seus
programas..Verifique a agenda deles também..."
Pessoal,

De vagar com o andor!

Não importa a solução de ERP, o trabalho é o mesmo para todos os contribuintes.

Em relação ao DE-PARA:

Colocar o plano de contas referencial numa planilha excel e ao lado as contas do plano de contas da empresas fazendo o relacionamento. Só isso. ah! mas, tem conta no plano de contas da empresa, que não tem correspondente no plano de contas da RFB...sim! não tem...a pergunta chave: Como vc fez a DIPJ, o critério é o mesmo.
Feito este trabalho, logicamente, se a empresa for do setor de transporte aéreo, ferroviário ou rodoviário, pode ter um plano de contas gigantesco ( 5.000/8.000/10.000 contas), aí é necessário contratar um programador técnico que desenvolve uma solução em framework para não ter que cadastrar no sistema manualmente.

Em relação ao Hospitais:

Somente serão cobrados pela IN86( que foi recentemente atualizada pelo ADE COFIS 55, incluindo o Manad, e outras informações).
Aliás o fisco já está notificando as empresas a apresentar o novo leiaute( 20 dias de prazo).
Sobre este tema, infelizmente, não é foco deste blog, mas, é uma legislação já consagrada e de domínio público de 10 anos.
Ah! completando o comentário do Ronaldo, neste ano, temos o projeto sped e-FOPAG( FOLHA DE PAGAMENTO) para eliminar a folha em papel e o Manad, que prevê um plano de contas específico para a folha....vai valer o aprendizado, novamente.

abraços
Prezado, o seu software tem que resolver isso pra voce, se o software estiver preparado, a questão é apontar as contas referenciadas, caso necessite de algo mais concreto, meu contato ismaelsanches@terra.com.br professor Ismael
Jorge,

Contas movimentadas.
Qual o motivo da RFB receber contas sem lançamentos??
Realmente, um absurdo! =]

Abraços!

Jurânio Monteiro
Porto Alegre - RS

Demiraldo Alaim Alves dos Santos disse:
Olá Jorge:
Desculpe a ignorância do programador aqui, mas ainda resta uma dúvida quanto a esse "De/Para": estou fazendo com que o meu programa reconheça que o código contábil 110101000 que é o código do plano de contas do hospital, seja apresentado no arquivo do SPED como o código do plano referenciado. A minha pergunta é: além de realizar o "De/Para", tenho que mandar o Plano de Contas inteiro? Desculpe, mas gostaria que isso fosse reforçado, pois aqui na empresa, não estamos acreditando nisso!! Achamos até "um absurdo", mas, como diz o ditado: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo" em relação à Receita, né?

jorge campos disse:
Pessoal,

De vagar com o andor!

Não importa a solução de ERP, o trabalho é o mesmo para todos os contribuintes.

Em relação ao DE-PARA:

Colocar o plano de contas referencial numa planilha excel e ao lado as contas do plano de contas da empresas fazendo o relacionamento. Só isso. ah! mas, tem conta no plano de contas da empresa, que não tem correspondente no plano de contas da RFB...sim! não tem...a pergunta chave: Como vc fez a DIPJ, o critério é o mesmo.
Feito este trabalho, logicamente, se a empresa for do setor de transporte aéreo, ferroviário ou rodoviário, pode ter um plano de contas gigantesco ( 5.000/8.000/10.000 contas), aí é necessário contratar um programador técnico que desenvolve uma solução em framework para não ter que cadastrar no sistema manualmente.

Em relação ao Hospitais:

Somente serão cobrados pela IN86( que foi recentemente atualizada pelo ADE COFIS 55, incluindo o Manad, e outras informações).
Aliás o fisco já está notificando as empresas a apresentar o novo leiaute( 20 dias de prazo).
Sobre este tema, infelizmente, não é foco deste blog, mas, é uma legislação já consagrada e de domínio público de 10 anos.
Ah! completando o comentário do Ronaldo, neste ano, temos o projeto sped e-FOPAG( FOLHA DE PAGAMENTO) para eliminar a folha em papel e o Manad, que prevê um plano de contas específico para a folha....vai valer o aprendizado, novamente.

abraços
Jurânio,

Quem disse que era para enviar contas sem movimentação? Apenas ilustrei uma realidade do setor aéreo, que controla cada assento da aeronave com um centro de custos, e por isso o plano de contas vai até 8.000 contas( depende da companhia aérea), e todas as contas são movimentadas.
A regra não mudou e inclusive está no site do Sped:

16. Plano de contas da empresa
A Escrituração Contábil Digital é a contabilidade comercial das empresas e, portanto, baseada no plano de contas que a empresa utiliza para o registro habitual dos fatos contábeis. Assim, os códigos das contas analíticas do plano da empresa são os que devem ser informados nos seguintes registros:

I015: Identificação das Contas da Escrituração Resumida a que se Refere a Escrituração Auxiliar.
I050: Plano de Contas.
I155: Detalhe dos Saldos Periódicos .
I250: Partidas do Lançamento.
I310: Detalhes do Balancete Diário .
I355: Detalhes dos Saldos das Contas de Resultado Antes do Encerramento.

abraços
Jorge,

ele disse: " Demiraldo Alaim Alves dos Santos em 4 março 2010 at 11:08
Olá Jorge:
Desculpe a ignorância do programador aqui, mas ainda resta uma dúvida quanto a esse "De/Para": estou fazendo com que o meu programa reconheça que o código contábil 110101000 que é o código do plano de contas do hospital, seja apresentado no arquivo do SPED como o código do plano referenciado. A minha pergunta é: além de realizar o "De/Para", tenho que mandar o Plano de Contas inteiro? Desculpe, mas gostaria que isso fosse reforçado, pois aqui na empresa, não estamos acreditando nisso!! Achamos até "um absurdo", mas, como diz o ditado: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo" em relação à Receita, né?"

Apenas para constar.

Abraços!

Jurânio Monteiro
Porto Alegre - RS

jorge campos disse:
Jurânio,

Quem disse que era para enviar contas sem movimentação? Apenas ilustrei uma realidade do setor aéreo, que controla cada assento da aeronave com um centro de custos, e por isso o plano de contas vai até 8.000 contas( depende da companhia aérea), e todas as contas são movimentadas.
A regra não mudou e inclusive está no site do Sped:

16. Plano de contas da empresa
A Escrituração Contábil Digital é a contabilidade comercial das empresas e, portanto, baseada no plano de contas que a empresa utiliza para o registro habitual dos fatos contábeis. Assim, os códigos das contas analíticas do plano da empresa são os que devem ser informados nos seguintes registros:

I015: Identificação das Contas da Escrituração Resumida a que se Refere a Escrituração Auxiliar.
I050: Plano de Contas.
I155: Detalhe dos Saldos Periódicos .
I250: Partidas do Lançamento.
I310: Detalhes do Balancete Diário .
I355: Detalhes dos Saldos das Contas de Resultado Antes do Encerramento.

abraços
Eu particularmente fiz de todo o meu plano de contas 8000, porem ele só vai enviar o que teve movimento...

Demiraldo Alaim Alves dos Santos disse:
Olá Pessoal:

Perguntei no site da Receita Federal se era pra mandar o Plano de Contas inteiro! Pois bem, eles foram mais diretos e simplesmente responderam "NÃO" e é só para amarrar um código no outro (fazer o De/Para) e mandar nos blocos corretos de acordo com o layout, I050 e I051.
Era só isso que eu queria entender. Se houve movimentação da conta, é só colocar no arquivo, respeitando o De/Para e pronto!
Mas valeu pelas respostas. Deu pra ver que aqui só tem feras no assunto! Muito obrigado!
Que chefe hein?

Mude de emprego, prá uma resposta dessa ele não deve saber muito de SPED e parece nem preocupado com um assunto tão sério.

Imagino o grau de satisfação dos clientes que tem um contador assim como seu chefe.

Aproveite as dicas aqui, aprenda e peça aumento pelo seu esforço. Se valorize e aprenda o máximo que puder e tenha certeza que logo terá mais espaço em uma empresa melhor.

O seu sistema é contimatic e de renome no mercado, peça ajuda a eles e participe dos cursos grátis que eles fornecem aos clientes.

Dercídio

Responder à discussão

RSS

PESQUISA ESTADÃO

Membros

© 2012   Criado por Aliz Inteligência Sustentável.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço