Olá,sou assistente contabil e estudante de contabilidade 1ºano.aqui no escritorio em que trabalho não estou conseguindo configurar o de/para do plano referencial sped.Meu chefe q é contador disse que eu tenho que me virar para fazer isto.
alguem pode me ajudar, ou mesmo indicar um profissional da area pra fazer este tipo de serviço?
Tags:
Permalink Respondida por Liege Fuchs em 3 março 2010 at 14:11
Permalink Respondida por ROBERTO KENNEDY em 3 março 2010 at 15:21
Olá Roberto!
Passei por isso tbem e hj já posso ajudar aos colegas.
Qual sistema vc trabalha?
Permalink Respondida por Geraldo Nunes em 4 março 2010 at 10:12
Permalink Respondida por Jorge Campos em 4 março 2010 at 10:36
Permalink Respondida por ISMAEL SANCHES PEDRO em 4 março 2010 at 11:03
Permalink Respondida por Jurânio Monteiro em 4 março 2010 at 17:02
Olá Jorge:
Desculpe a ignorância do programador aqui, mas ainda resta uma dúvida quanto a esse "De/Para": estou fazendo com que o meu programa reconheça que o código contábil 110101000 que é o código do plano de contas do hospital, seja apresentado no arquivo do SPED como o código do plano referenciado. A minha pergunta é: além de realizar o "De/Para", tenho que mandar o Plano de Contas inteiro? Desculpe, mas gostaria que isso fosse reforçado, pois aqui na empresa, não estamos acreditando nisso!! Achamos até "um absurdo", mas, como diz o ditado: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo" em relação à Receita, né?
jorge campos disse:Pessoal,
De vagar com o andor!
Não importa a solução de ERP, o trabalho é o mesmo para todos os contribuintes.
Em relação ao DE-PARA:
Colocar o plano de contas referencial numa planilha excel e ao lado as contas do plano de contas da empresas fazendo o relacionamento. Só isso. ah! mas, tem conta no plano de contas da empresa, que não tem correspondente no plano de contas da RFB...sim! não tem...a pergunta chave: Como vc fez a DIPJ, o critério é o mesmo.
Feito este trabalho, logicamente, se a empresa for do setor de transporte aéreo, ferroviário ou rodoviário, pode ter um plano de contas gigantesco ( 5.000/8.000/10.000 contas), aí é necessário contratar um programador técnico que desenvolve uma solução em framework para não ter que cadastrar no sistema manualmente.
Em relação ao Hospitais:
Somente serão cobrados pela IN86( que foi recentemente atualizada pelo ADE COFIS 55, incluindo o Manad, e outras informações).
Aliás o fisco já está notificando as empresas a apresentar o novo leiaute( 20 dias de prazo).
Sobre este tema, infelizmente, não é foco deste blog, mas, é uma legislação já consagrada e de domínio público de 10 anos.
Ah! completando o comentário do Ronaldo, neste ano, temos o projeto sped e-FOPAG( FOLHA DE PAGAMENTO) para eliminar a folha em papel e o Manad, que prevê um plano de contas específico para a folha....vai valer o aprendizado, novamente.
abraços
Permalink Respondida por Jorge Campos em 4 março 2010 at 19:54
Permalink Respondida por Jurânio Monteiro em 8 março 2010 at 17:00
Jurânio,
Quem disse que era para enviar contas sem movimentação? Apenas ilustrei uma realidade do setor aéreo, que controla cada assento da aeronave com um centro de custos, e por isso o plano de contas vai até 8.000 contas( depende da companhia aérea), e todas as contas são movimentadas.
A regra não mudou e inclusive está no site do Sped:
16. Plano de contas da empresa
A Escrituração Contábil Digital é a contabilidade comercial das empresas e, portanto, baseada no plano de contas que a empresa utiliza para o registro habitual dos fatos contábeis. Assim, os códigos das contas analíticas do plano da empresa são os que devem ser informados nos seguintes registros:
I015: Identificação das Contas da Escrituração Resumida a que se Refere a Escrituração Auxiliar.
I050: Plano de Contas.
I155: Detalhe dos Saldos Periódicos .
I250: Partidas do Lançamento.
I310: Detalhes do Balancete Diário .
I355: Detalhes dos Saldos das Contas de Resultado Antes do Encerramento.
abraços
Olá Pessoal:
Perguntei no site da Receita Federal se era pra mandar o Plano de Contas inteiro! Pois bem, eles foram mais diretos e simplesmente responderam "NÃO" e é só para amarrar um código no outro (fazer o De/Para) e mandar nos blocos corretos de acordo com o layout, I050 e I051.
Era só isso que eu queria entender. Se houve movimentação da conta, é só colocar no arquivo, respeitando o De/Para e pronto!
Mas valeu pelas respostas. Deu pra ver que aqui só tem feras no assunto! Muito obrigado!
Permalink Respondida por Dercídio Marques de Brito em 6 abril 2010 at 17:03
Bem-vindo a
SPED Brasil
© 2012 Criado por Aliz Inteligência Sustentável.
Ativado por