SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

Boa tarde Pessoal,

Sou do estado de SP, tenho um cliente que entra na obrigatoriedade do SPED FISCAL em 03/2013, minha duvida é a seguinte, tenho que enviar este arquivo com o inventario? de qual mes?  pois no guia pratico ele fala que para os arquivos de 02/2013, deve ser enviado o inventario de 31/12/2012...

se puderem me ajudar agradeço..

boa tarde a todos..

Rafael

Exibições: 1830

Responder esta

Respostas a este tópico

RAFAEL, bom dia!

Na primeira entrega da EFD referente a competência 03/2013 você DEVERÁ informar o estoque de 28/02/2013.

Em 2014 na EFD referente a competência 02/2014, você DEVERÁ informar o estoque de 31/12/2013.

Esse meu posicionamento foi com base em consultas realizadas junto a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, bem como IOB e FISCOSOFT.

Abraço,

Laércio

excepcionalmente para contribuintes paulistas ingressos na obrigatoriedade a partir de 03/2013, é obrigatório a apresentação do Inventário referente ao último dia do mes anterior ao início de obrigatoriedade (Portaria CAT 147/2009)

Boa tarde Laercio ...

Para não deixar dúvidas ...

Na primeira entrega da EFD referente a competência 03/2013 você DEVERÁ informar o estoque de 28/02/2013.

Pergunto :

E nas entregas seguintes ( abril/13 maio/13...), devo informar o bloco H ou não .

O Bloco H sempre deverá estar informado (quando não tiver inventário a informar somente informa os registros de abertura e o de encerramento). O Inventário vai depender da legislação seja federal ou estadual. Por ex. Lucro real trimestral informa trimestralmente, empresas dos CNAES códigos 4681-8/01 e 4681-8/02 informa mensalmente.

LUIZ ...Empresa no estado de SP , apurada trimestralmente pelo lucro real com CNAE 4712100 - SUPERMERCADO.

Devo portanto informar no movimento de março ( estoque de 28 fev) e depois somente em junho/13               ( estoque de 31 maio).

Confere ...

RAFAEL, boa tarde!

Meu entendimento é que na primeira entrega da EFD referente a competência 03/2013 você DEVERÁ informar o estoque de 28/02/2013. Dai para frente somente entrega anual, sempre na competência Fevereiro, ou seja, em 2014 na EFD referente a competência 02/2014, você DEVERÁ informar o estoque de 31/12/2013.

O fato da empresa estar no lucro real trimestral, ou por estimativa mensal, o estoque apurado só é lavado pra contabilidade, e não na EFD. Esse é meu entendimento, aconselho você a fazer consulta.

Abraço,

Laércio

Franco, 

O primeiro trimestre encerra em março. O Inventário de 31/03 é junto na EFD de 05/2013 e entregue em 06/13 e assim por diante.

Luiz, boa tarde!

Tenho um cliente, um posto de combustiveis optante pelo lucro presumido, obrigado à EFD ICMS a partir de 01/03/2013. O suporte do sistema que ele usa disse que eu estou louca de pedir o estoque inicial de 28/02/2013, que isso não existe... e ele acreditou, já que a empresa do sistema que ele usa é muito grande, e só trabalha com postos... EU POSSO ESTAR LOUCA MESMO? TEM ALGUMA COISA QUE O DESOBRIGUE DESSA OBRIGAÇÃO?

Ana Paula, 

Independente se a empresa de software é grande ou pequena, deverá disponibilizar recursos para que seus clientes possam atender as obrigações acessórias. Segue nexo a Portaria CAT 147/2009. O sistema deve atender as empresas e não o contrário.

Especialmente ver § 4º do inciso V do artigo 3º (grifado).

Anexos

Sim... tentei falar pro meu cliente da Portaria... no entanto, disse que eu devia estar lendo alguma coisa a respeito de lucro real.

Obrigada por confirmar as informações.

Um abraço.

Responder à discussão

RSS