SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

SPED FIscal - Escrituração da Nota Fiscal de Serviços

Boa tarde!

 

Peço ajuda a todos quanto ao entendimento da legislação sobre a Escrituração da Nota Fiscal de Serviço.

 

O departamento fiscal informou que a Escrituração da Nota Fiscal de Serviço de TODOS os serviços comprados deve ser igual à Escrituração de um Conhecimento de Transporte, isto é, com a vigência do SPED-FISCAL devem ser informadas “todas” as operações ao Fisco (Escrituração fiscal da Nota Fiscal de Serviço – Mod 01 e lançamento do Livro de Registro de Entradas)

 

Também informou que os campos direitos fiscais de ICMS e IPI, devem ser gerados para atender à escrituração fiscal e geração dos arquivos digitais.

 

Gostaria de saber se há alguma divergência quanto ao entendimento da legislação, visto que entrei em contato com outros colegas de outras empresas e o processo lá é exatamente igual ao que atualmente fazemos na empresa, e não como o departamento fiscal deseja.

 

Em anexo encaminho as telas de lançamento da Nota Fiscal de Serviço no SAP e como a área fiscal acha que deve ficar.

Exibições: 4557

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Claudia, tudo bem?

 

Em sua empresa, vocês precisaram criar uma nova Categoria de Nota Fiscal para o registro de Notas Fiscais de serviço ou está utilizando a mesma categoria utilizada na entrada de notas fiscais de materiais?

 

Estou com uma dúvida porque estive no SAP Forum 2011 na semana passada e na palestra "Novidades SPED e NFe" nos foi passado que, para as Notas Fiscais de serviço, para as categorias de NF criadas para o registro de tais serviços, o campo "Modelo de NF" da configuração deveria estar em branco, mas, quando faço isso na configuração, o campo CFOP fica apenas para "Exibição" e não nos permite edição ou mesmo não está determinando o CFOP conforme configuração em MM.

 

Obrigado pela atenção,

Daniel

Olá Claudia e Daniel;

Sinto em dizer que eu estou no mesmo dilema... algum de vocês chegou a alguma conclusão sobre como tratar este assunto?

 

Grato

Leandro

O correto é mesmo ter uma categoria de nota fiscal especifica para serviços, sendo essa sem modelo.

Em relação a essa escrituração de serviço igual a conhecimento de transporte eu desconheço. Se você fizer dessa maneira quando gerar o seu SPED PIS/COFINS todas as notas de serviço irão para o bloco D e não para o bloco A que seria o correto.

Em relação ao problema do CFOP basta acertar o controle de tela dessa categoria de nota fiscal deixando da maneira que lhe convém.

Então pelo entendido Notas de Serviços não serão enviadas ao SPED ICMS/IPI,

e sim no PIS/COFINS no bloco A...

Responder à discussão

RSS