SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

Boa tarde.

Voces jpa ouviram falar, ou por acaso já leram algum artigo que fala sobre o SPED PIS/COFINS Simplificado? Existe alguma diferença?

Caso alguem tenha a legislação, por gentileza...poderia me fornecer o link ou a legislação?

Grato.

Exibições: 1621

Responder esta

Respostas a este tópico

http://www1.receita.fazenda.gov.br/faq/efd-contribuicoes.htm

28.    As empresas optantes pelo lucro presumido (regime cumulativo), precisam escriturar todos os blocos de registros de forma detalhada, isto é, nota a nota, item a item?

As empresas optantes pelo regime de tributação do IRPJ do Lucro Presumido podem escriturar de forma simplificada/consolidada nos termos do ADE COFIS 24/2011.

No caso da escrituração consolidada, a pessoa jurídica optante pelo lucro presumido, utilizará os registros F500/F510/F525 quando optante pela tributação de suas receitas pelo regime de caixa, ou os registros F550/F560 quando optante pela tributação de suas receitas pelo regime de competência. Em ambos casos deverá utilizar o registro 1900 para consolidar os documentos emitidos no período da escrituração.

A decisão de utilizar o modelo completo (nota a nota, item a item) ou modelo consolidado (totais de receita, segregada por CST), no regime de competência, é da própria pessoa jurídica e poderá ser modificada, a critério da pessoa jurídica, ao longo do ano. A escrituração para optantes pelo regime de caixa somente poderá ser feita através do modelo consolidado.

É importante salientar que as operações da atividade imobiliária serão informadas, única e exclusivamente, no registro F200, conforme pergunta 84.

A apuração dos débitos mensais do PIS e da COFINS pode ser feita automaticamente pelo PVA, após a digitação dos dados nos registros acima mencionados, através da funcionalidade de “Gerar Apurações” no menu “EFD-Contribuições” do PVA.
As regras de obrigatoriedade de registros e campos dos registros aqui mencionados podem ser consultados, na íntegra, no Guia Prático da EFD-Contribuições.

Caro, boa tarde.

O que sei é que para as empresa de lucro presumido a geração da EFD poderá ser feita de forma simplificada.

EX: REGIME DE CAIXA - ESCRITURAR DE FORMA CONSOLIDADA - REGISTROS F500, F525 E 1900 (ALIQUOTAS PADROES); F510, F525 E 1900 (EMPRESAS DE ALIQUOTAS ESPECIFICAS)

      REGIME DE COMPETENCIA CONSOLIDADO - ESCRITURAR DE FORMA CONSOLIDADA - REGISTROS F550, 1900(ALIQUOTAS PADROES) E 560 E 1900  (EMPRESAS DE ALIQUOTAS ESPECIFICAS);

      REGIME DE COMPETENCIA DETALHADO - ESCRITURAR DE FORMA DETALHADA ASSIM COMO JÁ SE FAZ PARA AS EMPRESAS DE LUCRO REAL.

Sugiro que veja no guia prático como fazer a escrituração

 

Fiz o SPED das empresas de Lucro Presumido de forma Detalhada em 01/2013, no mês de 02/2013 posso fazer de forma simplificada?

De forma detalhada não precisa preencher o s blocos F550 e F560, certo?

Desde já, obrigada!

 

Bom dia,

Ao preencher o Sped Contribuições do mês 02/2013, deparei-me com um aviso dizendo que a partir de abril/2013 tenho que preencher o registro 1900 (Consolidação dos documentos fiscais), sou optante pelo Lucro Presumido Regime de Caixa e não presto serviço, apenas faço a locação de imóveis e recebo o aluguel.

Pergunto: Tenho que preencher esse registro (1900) ou é apenas para quem presta serviço?

Desde já agradeço pela atenção.

 

 

 

 

 

 

 

Qualquer receita

REGISTRO 1900: CONSOLIDAÇÃO DOS DOCUMENTOS EMITIDOS NO PERÍODO POR PESSOA JURÍDICA SUBMETIDA AO REGIME DE TRIBUTAÇÃO COM BASE NO LUCRO PRESUMIDO – REGIME DE CAIXA OU DE COMPETÊNCIA
Registro para a pessoa jurídica sujeita à tributação com base no lucro presumido, que procedeu à escrituração de suas receitas de forma consolidada, pelo regime de caixa (registro “F500” ou “F510”) ou de competência (registro “F550” ou “F560”), informar o valor consolidado dos documentos fiscais e demais documentos, emitidos no período da escrituração, representativos de receitas da venda de bens e serviços efetuada no período, independente de sua realização (recebimento) ou não.

Observações: Neste registro, a pessoa jurídica irá informar, por estabelecimento, os valores totais consolidados
representativos das receitas auferidas decorrentes da venda de bens, serviços ou de outras receitas, de acordo com cada modelo/tipo de documento, de natureza fiscal (notas fiscais) ou não (contratos, recibos, etc).

COD_MOD=99 – Outros Documentos

Campo 03 - Preenchimento: Informar neste campo o Código indicador do modelo de documento fiscal a que se refere a
receita consolidada e demonstrada neste registro.
Validação: deverá ser gerado um registro para segregar as receitas, no campo “03”, de conformidade com cada código de modelo de documento fiscal relacionado na Tabela 4.1.1 do leiaute da EFD-Contribuições (operações sujeitas ao ICMS).
No caso da receita escriturada se referir a documento fiscal de serviço (sujeito ao ISSQN), em modelo definido pelo Fisco Municipal, deve ser informado no campo “03” o indicador “98”. E no caso de outros tipos de documentos representativos da receita auferida, deve ser informado o indicador “99”, detalhando a sua natureza ou histórico (contratos, recibos, etc) no campo “12”, de informações complementares.

Responder à discussão

RSS