SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

Boa tarde companheiros. Estou estreando neste fórum com uma dúvida que nenhum contador aqui da minha cidade me respondeu da maneira que eu tenho certeza que vocês me responderão.
Primeiramente trabalho com desenvolvimento de sistemas de informação para empresas e estamos implementando o módulo de emissão de nota fiscal eletrônica atualmente. Gostariamos de saber se existe uma relação clara de um produto e sua respectiva tributação, de maneira que se colocassemos estas regras no aplicativo, o usuário que geralmente não tem muito conhecimento ou até mesmo erra no processo de inclusão de dados, ficaria isento destes erros. Estamos precisando de algum material que correlaciona por exemplo o código ncm de determinado grupo de produtos a uma cst, alíquoda de ICMS, IPI, PIS, COFINS ou alguma coisa que ajudaria neste sentido.
Quem puder me dar uma luz ficarei grato.

Tags: Tributação

Exibições: 1984

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde!
Pedro, tem esse tópico que trata do sped mas esses registro explicam como vincular o cst +cfop+insumos de uma lida acredito que va lhe ajudar e depois tiramos as duvidas que surgirem


Registro M100 / M105
Sou contabilista, e talvez possa passar alguma informação sobre o assunto. Pela minha experiência no assunto, acredito que você não poderá vincular o produto à CST diretamente, haja vista que a tributação depende, também, do CFOP, ou seja, um mesmo produto terá uma tributação quando movimentado por uma indústria ou por um comércio atacadista e outra tributação quando movimentado pelo comércio varejista. Como informou o Fabrício, a vinculação deverá envolver o produto e o CFOP, etc.
Senhores,

Como disse o colega Oziel, não existe uma relação de tributação pronta, ou seja, uma receita de bolo.

Sugiro que antes de prepararem uma solução assim, contratem um Contabilista ou Analista Fiscal para mapear os processos da empresa, que podem ser vários - venda, revenda, importação, exportação, remessa para conserto, comodato, consignação, industrialização, doação, amostra grátis, etc etc etc.

Toda a tributação e suas regras norteia primeiramente as operações que a empresa faz e não o produto.


-------------------------
Atenciosamente,
Geraldo Nunes
Belo Horizonte/MG
geraldo.nunes@yahoo.com.br
(31)9426-0089
Senhores,


A chave da questão é trabalhosa, e dependendo da operação, pode ser rejeitada.
Já implementei este tipo de solução, onde fechamos o CFOP/NATUREZA DE OPERAÇÃO, sendo que para cada operação vc tem uma natureza para identificar o CST. Com isto resolve-se um problema técnico, mas, a operação precisa de um bom treinamento para criar as ordens de compra e ordens de venda, enfim, para trabalhar com um número maior de opções e escolher o IVA ou a operação correta.

abraços
Os produtos com o mesmo NCM tem a mesma forma de tributacao?

Responder à discussão

RSS