SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

Prezados, bom dia. Ao validar um arquivo SPED Fiscal contendo uma NFe Complementar (situação para o SPED 06), o validador acusou erro no registro C100, indicando que o campo IND_OPER é obrigatório. No layout e nas regras de validação que tenho em mãos, diz que "para documentos com COD_SIT igual 06 ou 07), os campos obrigatórios são REG, IND_EMIT, COD_PART, COD_MOD, NUM_DOC e DT_DOC. Sendo assim, tenho o PVA validando em desacordo à regra descrita no Guia. Desconfio que houveram alterações no PVA 1.02 e meu Guia Prático está desatualizado. Alguém pode me informar qual a versão mais atualizada do GUIA PRATICO DA EFD e qual a data da ultima atualização sofrida pelo mesmo ?

Exibições: 375

Responder esta

Respostas a este tópico

Indicador de operação é sempre obrigatório, pois sem ele o SPED não tem como saber se o documento é de entrada ou saída.

Guia Prático EFD – Versão 1.0.3
Última atualização: 23 de dezembro de 2008
A versão atual do Guia Prático é 1.0.3, de 23 de dezembro de 2008. Esta versão está disponível no link http://www1.receita.fazenda.gov.br/sped-fiscal/download/Guia_Pratic...

Atenciosamente,
Augusto
Janilson,

Para este registro a regra é :

C100

Documento - Nota Fiscal, Nota Fiscal Avulsa, Nota Fiscal de Produtor e Nota Fiscal Eletrônica

Nível :2

Ocorrência: V

modelo : 01,1B, 04, 55

Emissão de terceiros (IND_EMIT=1):

IND_EMIT
+NUM_DOC
+COD_MOD
+SER
+COD_PART
+ IND_OPER

Emissão própria (IND_EMIT=0):

IND_EMIT
+NUM_DOC
+COD_MOD
+SER
+ IND_OPER

abraços
Muito obrigado.
Janilson

Acho que você não tem o manual com as regras de validação da EFD, atualizado até 23.12.2009. São 4 megas...como faço?

abraços
Jorge,

Por gentileza, me envia o manual das regras de validação. daisyane@mdb.com.br
Grata
José Augusto Agnello disse:
A versão atual do Guia Prático é 1.0.3, de 23 de dezembro de 2008. Esta versão está disponível no link http://www1.receita.fazenda.gov.br/sped-fiscal/download/Guia_Pratic...

Atenciosamente,
Augusto
Ok Pessoal. Agradeço as dicas e o link enviado pelo Augusto. Já baixei a versão atualizada do Manual, mas chamo a atenção de voces para o fato de que, mesmo na ultima versão do mesmo, o enunciado para documentos com COD_SIT = 06 ou 07 continua sem considerar o campo IND_OPER. Acho que estas situações deveriam ser revisadas pelas pessoas envolvidas nas atualizações do Guia Prático, pois nós profissionais de TI, em vários meios magnéticos dos mais variados segmentos, sempre temos que efetuar fechamentos ou ajustes de acordo com o Analisador, que vez ou outra tem regras que diferem do que está escrito.
Abraço a todos e vamos em frente nas adaptações e aculturamento de nossos clientes / usuários para a nova realidade digital das obrigações.
Amigo, o que está no site do sped, no sped fiscal, está consolidado com as ultimas alterações, inclusive apontando as mesmas, veja se isso resolve seu problema, abraços!
Acho que estão reclamando a toa.

Eu que estou acostumado a criar arquivos em disco para mais de 70 validadores fiscais diferentes, entre federais, estaduais e municipais, nunca vi uma documentação tão detalhada e tão bem feita como a do SPED Fiscal.

Quem dera que todas as GIA's estaduais e declarações municipais, tivessem um guia prático que fosse pelo meno um décimo de qualidade que é do SPED Fiscal.
Jorge,

Você me enviar também?
luciana_bernardi@terra.com.br

Grata.

jorge campos disse:
Janilson

Acho que você não tem o manual com as regras de validação da EFD, atualizado até 23.12.2009. São 4 megas...como faço?

abraços

Responder à discussão

RSS