SPED Brasil

Rede Virtual de troca de informações sobre o SPED

ISMAEL SANCHES PEDRO

ZERAMENTO DE RECEITAS E DESPESAS X PLANO DE CONTAS REFERENCIAL

Pessoal Help-me, estou com duvida quanto ao zeramento, normalmente faço isso numa conta do plano da empresa, ela zera e o saldo eu transfiro para uma conta de lucro ou prejuizo do período, nao encontro no plano de contas referencial uma conta para indicar esse zeramento pois ele já faz o calculo do grupo três pelo que entendi, eu poderia deixar de apontar uma conta de zeramento para essa conta do meu plano? por ela ser analitica preciso indicar uma conta no referencial? qual conta do referencial eu indicaria? Obrigados a todos

Exibições: 344

Responder esta

Respostas a este tópico

Ismael,

1) Esta conta transitória - na qual os lançamentos de zeramento são informados - tem saldo zero, correto?
2) Depois disso, a destinação do resultado é informado para as contas do PL, correto?
Se não fizeres o apontamento desta conta para o Plano de Contas Referencial, não há diferença entre o movimento, visto que há o lançamento do zeramento e a contra-partida (da totalidade) no PL.
Nesse caso, a conta transitória fica de fora do DE-PARA.

Seria isso?

Abraços!

Jurânio Monteiro
Consultor SPED
Porto Alegre - RS
boa tarde,,,

Entendo que todas as contas do plano contas devem te o DE - PARA, independente se houve movimentos ou se estão zeradas...
Magali, bom dia, olha não encontro meio de fazer o DE-PARA para a conta de zeramento, entendo que a logica do referencial é outra porque no grupo 3 aparece o resultado liquido, entendo que ele ja confronta receita com despesas e dá o resultado liquido na conta sintética do grupo 3, não vejo como fazer o de-para da conta de zeramento? seria para conta chamada "OUTRAS"

Magali Araujo disse:
boa tarde,,,

Entendo que todas as contas do plano contas devem te o DE - PARA, independente se houve movimentos ou se estão zeradas...
Para contas transitórias de apuração de resultado eu usei a conta abaixo e incluse alguns clientes que prestamos consultoria também adotaram essa conta.

3.01.01.07.01.33.90 - Outras Despesas Operacionais

Dercídio
Caro, Amigo Dercidio

No meu caso que uso essa conta transitoria não de resultado e sim apenas para separar alguns tipos de venda, pergunto seria mesmo coerente eu indicar no plano referencial esta conta sugerida por V.Sa,

Obrigado.

Amaury

Dercídio Marques de Brito disse:
Para contas transitórias de apuração de resultado eu usei a conta abaixo e incluse alguns clientes que prestamos consultoria também adotaram essa conta.

3.01.01.07.01.33.90 - Outras Despesas Operacionais

Dercídio
Olá. Resultado do Exercício Direto nas ctas:
Se for lucro 2.07.07.01.00
Se for prejuizo 2.01.07.02.00
se for distribuido pela reserva ver grupo 2.07.04

Obs: SEGUNDO O CURSO QUE EU FUI,ESTE O SPED 2010 REF. 2009 AINDA NÃO É OBRIGADO A INFOMAR AS CTAS REFERENCIAS; VAI DAR INCONSISTENCIA MAS VAI VALIDAR, AINDA NÃO VAI SER DADO COMO ERRo.
Att
Bom dia, obrigado pela colaboração

seguinte eu ja fiz assim e na versão que tenho do validador 2.1.9 na erro se eu não informar a referencia da conta transitoria no plano do SPED, ou seja não vai deixar transmitir, a informação do curso não foi coerente ou deve ter algum peguinha nesta situação.

Saudações

Amaury

cleonice de souza silva disse:
Olá. Resultado do Exercício Direto nas ctas:
Se for lucro 2.07.07.01.00
Se for prejuizo 2.01.07.02.00
se for distribuido pela reserva ver grupo 2.07.04

Obs: SEGUNDO O CURSO QUE EU FUI,ESTE O SPED 2010 REF. 2009 AINDA NÃO É OBRIGADO A INFOMAR AS CTAS REFERENCIAS; VAI DAR INCONSISTENCIA MAS VAI VALIDAR, AINDA NÃO VAI SER DADO COMO ERRo.
Att
Olá...

o suporte do meu sistema orientou que devo:

1) criar uma conta de zeramento (enc. exerc.)- P. Líquido

2) encerrar as contas de resultado nesta nova conta transitória

3)relacionar essa conta que criei no PL, com a conta 2.07.07.04.00 (plano referencial) e fazer o DE/PARA

Boa sorte a nós todos...
Prezada Cleusa, concordo com sua colocação, ela corrobora a lógica do arquivo.

Responder à discussão

RSS

Parceiros

Saiba tudo sobre o Universo Fiscal!

Membros

• RICARDO WEDEKIN
  • Edilson Alves de Oliveira
  • George Harrison Araujo da Silva
  • Gisele Janéri
  • RENE WEBERICH
  • Juliane Azarias
  • Quelps Ramalho
  • Tamile Tamara
  • João Gustavo Cabral Ferreira
  • Suelio Santos
  • Fernando Paz
  • Fernanda Pereira Ramiro

© 2012   Criado por Aliz Inteligência Sustentável.   Ativado por .

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço